Desporto e Psicologia do Desporto


Artigo escrito pela nossa psicóloga, Joana Freitas

 

A psicologia do desporto é uma área da psicologia que procura compreender os pensamentos, emoções e comportamentos de todos os praticantes e outros agentes envolvidos na prática do desporto, exercício e atividade física, independentemente dos seus objetivos se centrarem no desempenho desportivo ou na prática da atividade física como estratégia de promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida.
O objeto de estudo da Psicologia do Desporto é o comportamento dos indivíduos envolvidos no desporto e no exercício ou atividade física, prevalecendo dois objetivos centrais:

a) avaliar como os fatores psicológicos afetam o rendimento físico dos indivíduos;

b) verificar como é que a participação no desporto e atividade física afeta o desenvolvimento psicológico, a saúde e o bem-estar dos indivíduos.

A Psicologia do Desporto pretende otimizar as operações internas dos atletas no sentido de maximizar o seu potencial físico, técnico e tático adquirido no processo de preparação e treino.

 

A importância do Desporto

Atualmente, entende-se o desporto como um fenômeno social o qual pode ser um importante propulsor para o desenvolvimento integral do indivíduo. Desta forma, é inegável a sua importância. O desporto é um meio social importante para desenvolver o potencial de crianças e adolescentes em todos os aspetos: cognitivo, afetivo, motor e social.
É mundialmente aceite que a prática desportiva faz bem à saúde das pessoas em todas as faixas etárias. Por conseguinte, são cada vez mais os pais que apostam no desporto como forma de ocupação dos tempos livres dos seus filhos, pois reconhecem que este veicula um conjunto de valores e benefícios.

 

Benefícios do desporto

Realizar exercício físico, seja em que idade for, pode trazer um conjunto de benefícios, não só a nível físico, como psicológico e social.
A nível físico é sabido que o desporto tem um importante papel no combate à obesidade, redução do risco de doenças cardiovasculares, fortalecimento dos músculos, ossos e articulações.
A nível psicológico, eleva a auto- estima dos praticantes, ao potenciar um conjunto de capacidades que antes não possuíam e melhorar o seu aspeto físico, tendo consequentemente uma melhoria ao nível da autoimagem.
A nível social, o Desporto assume-se como um contexto privilegiado para se realizarem laços sociais de amizade, permitindo a partilha de sentimentos e dando ao indivíduo a sensação de pertencer a um grupo.
Por isto, fica clara a importância da prática desportiva para o pleno e harmonioso desenvolvimento das crianças e jovens.

 

O Desporto de formação

O contexto de formação desportiva é hoje organizado e orientado tendo como modelo a prática desportiva dos adultos. Quer isto dizer que os vícios próprios do desporto para os adultos, invadem hoje a prática desportiva dos mais jovens. Um olhar mais atento sobre o desporto para jovens permite-nos verificar um quadro algo negro, alicerçado em atitudes incorretas de treinadores, atletas e pais. É normal verem-se pais a dirigirem todo o tipo de impropérios aos árbitros, treinadores que tratam as crianças como se estas fossem profissionais e jovens atletas utilizando um vocabulário de todo reprovável. Estes acontecimentos fazem-nos levantar uma questão fundamental:

> Quais os objetivos do desporto para os jovens?

O Desporto de formação deve ter como objetivos fundamentais a aquisição de valores e competências sociais, a satisfação na prática desportiva e evolução das competências técnicas, pois o desporto é um contexto propício a essas aquisições.

No Desporto as crianças e jovens aprendem:

  • O Valor da saúde, pois a prática desportiva apela à adoção de um estilo de vida saudável;
  • O valor da cooperação, pois num desporto de equipa só se conseguem atingir os objetivos quando todos unem esforços em torno de um projeto e/ou objetivo comum;
  • O valor do respeito pelo outro;
  • O valor da Amizade, pois a prática desportiva favorece a possibilidade de se fazerem amigos;
  • O valor da justiça, recusando vantagens injustificadas e reconhecendo no adversário um elemento indispensável sem o qual não há competição;
  • O valor da Multiculturalidade, pois na prática desportiva, os mais jovens partilharão o mesmo espaço com crianças de diferentes meios económicos e culturais, contribuindo para o respeito pelas diferentes culturas;
  • O valor do Empenho, pois aprenderão que para se atingir um determinado objetivo é necessário, trabalho, esforço e dedicação, sem os quais nunca obterão sucesso;
  • O valor da Derrota. O desporto ensina as crianças a compreenderem que a vida é feita de sucessos e insucessos e que é importante aprender com os insucessos que vão surgindo.

Em jeito de conclusão, é fundamental fomentar nas nossas crianças e jovens a importância da prática desportiva e uma vida ativa saudável.