Nutrição, Nutrição Desportiva, Bioimpedância

Nutrição

Numa consulta de nutrição vários aspetos são tidos em conta, tais como recolha da história alimentar, rotinas de exercício físico, medicação atual, avaliação física/antropométrica e definição de objetivos de peso ou volume corporal.
Importante também a avaliação psicológica do nível de compromisso da mudança para atingir o objetivo.
Elabora-se o plano alimentar personalizado de acordo com os dados físicos obtidos, gostos pessoais, hábitos alimentares e negoceia-se o objetivo para que este seja atingido num determinado prazo.
O nutricionista ajuda o cliente com a elaboração do seu guia/plano alimentar e ensina que a mudança corporal é um processo que requer um determinado tempo para ver a mudança.
Dá as ferramentas necessárias para que a pessoa não sinta que está a ter dificuldades em cumprir o plano alimentar e que passo a passo o objetivo vai sendo atingido sem se aperceber.
Fundamental será sempre a segurança de um plano/dieta alimentar que garanta resultados sem prejudicar a saúde do cliente.

Nutrição no Emagrecimento

O papel do nutricionista direcionado para o emagrecimento é ensinar a pessoa a comer de forma saudável e sustentável ao longo do tempo, sem comprometer a adesão ao plano alimentar e a saúde em geral.
Fazer um acompanhamento periódico de forma a verificar o sucesso da intervenção e ir moldando a alimentação fase ás conquistas já alcançadas.
É fundamental a pessoa perceber o porquê de estar a comer mais do que aquilo que gasta e ajustar esse fator de forma a suavizar a fome excessiva.
O bem-estar físico e psicológico são fundamentais para que a pessoa se sinta com mais autoestima para continuar o processo de emagrecimento.

Nutrição no Aumento de Peso/Massa Muscular

O papel do nutricionista direcionado para o aumento de peso/ massa muscular é ensinar a pessoa a comer de forma a que a energia que obtém dos alimentos seja maior do que a energia que gasta nas tarefas diárias.
Restrutura um guia alimentar para facilitar a ingestão de alimentos de acordo com os hábitos alimentares, estilo de vida e crenças ajustando a dose ao perfil e ás suas avaliações físicas atuais.

Nutrição Desportiva

O nutricionista atua na alimentação do atleta garantindo todo o aporte de nutrientes e de combustível para potenciar o desempenho em determinada prova ou modalidade.
Se o atleta pretender perder gordura ou ganhar massa muscular será elaborado um plano alimentar ajustado a essas necessidades que será modificado periodicamente de acordo com a evolução do mesmo.
Este objetivo terá em conta todas as medições individuais de cada atleta para que se possa determinar o valor calórico e a necessidade ou não de suplementação em determinado composto.
O poder da alimentação nos atletas é essencial e será necessário um maior rigor na adesão ao plano alimentar por parte dos mesmo pois o menor ou maior sucesso/rendimento irá depender desse compromisso.

Nutrição em Idade Escolar

A abordagem do nutricionista em crianças ou jovens em idade escolar prende-se com o fator de estes poderem estar a desenvolver um peso que não lhes permita atingir o seu potencial de crescimento ou que lhes comprometa a saúde a curto-médio prazo.
A mudança de hábitos será importante para que a criança/jovem se desenvolva corretamente e num percentil de peso e crescimento adequado para a idade.
O papel do nutricionista é ensinar e dar a conhecer outros alimentos, sabores e combinações para que o objetivo acordado seja atingido de forma fácil e sem pressões.

Nutrição na Gravidez, Pré e Pós Parto

O papel do nutricionista no período antes e durante a gestação é fundamental permitindo que a gravida aumente de peso de forma saudável e controlada evitando acumulo de gordura desnecessária.
Prescrever um plano alimentar ajustado ás várias fazes da gravidez que variam a cada trimestre.
Dar à mãe e ao feto/bebe todos os nutrientes essenciais ao seu crescimento e potenciar a duração do aleitamento materno.
No pós-parto analisa e prescreve o objetivo de peso a recuperar de acordo com o novo estilo de vida da mãe.

Nutrição no Controlo de Patologias

Neste campo o nutricionista atua de forma a que a alimentação corrija ou atenue os efeitos adversas patologias como por exemplo: diabetes, colesterol elevado, tensão alta, acido úrico, triglicerídeos, fígado gordo, entre outros.
A adesão do cliente ao plano alimentar é fundamental já que lhe irá permitir a curto prazo ir baixando a dose de medicação e restabelecer o equilíbrio no seu corpo.

Nutrição na Terceira Idade

O papel do nutricionista nesta fase prende-se com a correção de alguns problemas de peso e de valores analíticos que possam comprometer a saúde do cliente.
Ajusta o plano alimentar de acordo com os hábitos e crenças, facilitando a aceitação da mudança.
O processo ajudará o cliente a aumentar as suas defesas e imunidade para estar mais protegido de situações como fraturas de ossos ou lesões.
Dar uma alimentação mais enriquecida em compostos que com a idade o corpo deixa de produzir ou absorver convenientemente para assegurar a mobilidade e qualidade de vida.

Podemos ajudar.

Se pretende um esclarecimento ou marcar uma consulta,