Terapia da Fala

Terapia da Fala

A Terapia da Fala dedica-se à prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento de perturbações relacionadas com comunicação, fala, linguagem, leitura e escrita, voz, alimentação, fluência e motricidade orofacial.

De acordo com a Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala (APTF), a Terapia da Fala dedica-se à prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento de perturbações relacionadas com comunicação, fala, linguagem, leitura e escrita, voz, alimentação, fluência e motricidade orofacial.

Nas crianças em idade pré-escolar o terapeuta atua na promoção das competências linguísticas, vocais e de comunicação bem como na intervenção das suas perturbações. Em crianças e jovens em idade escolar centra-se na intervenção das perturbações da leitura e da escrita, na potencialização da comunicação e na gaguez. Na idade adulta, o seu foco de intervenção são as perturbações da linguagem adquiridas, patologias vocais e da deglutição.

Áreas de Intervenção

  • Comunicação: Doenças degenerativas do Sistema Nervoso Central (SNC), autismo e algumas síndromes podem condicionar a comunicação da criança/adulto, impossibilitando o uso da fala e/ou linguagem escrita para comunicar.
  • Linguagem Oral (componente expressiva e compreensiva): alterações da linguagem oral podem ocorrer durante o desenvolvimento da criança ou após acidentes neurológicos, como AVC, Traumatismos Crânio-encefálicos (TCE) entre outros.
  • Linguagem Escrita: dificuldade de aprendizagem da leitura e escrita.
  • Articulação: dificuldade na produção oral dos sons.
  • Fluência: um discurso não fluente carateriza-se por bloqueios, repetições ou prolongamentos de sílabas e pausas excessivas que se geram a gaguez.
  • Voz: alteração na qualidade vocal indicam alterações ao nível da estrutura ou do movimento das cordas vocais, que pode ter origem orgânica (nódulos, pólipos) ou funcional (mau uso ou abuso vocal).
  • Deglutição: incapacidade de ingestão de alimentos de forma segura.
  • Motricidade Orofacial: desenvolvimento, aperfeiçoamento e reabilitação dos órgãos fonoarticulatórios e região cervical.

Podemos ajudar.

Se pretende um esclarecimento ou marcar uma consulta,