Por: Pedro Monteiro
Recentemente, tem sido observável um aumento da consciencialização da importância do treino de força para uma melhor saúde. Será que este também se aplica para o indivíduo diabético? A resposta, dada pela literatura científica, é clara, sim. Todas as metodologias de exercício são benéficas para o diabético (1), incluindo o treino de força.
Para um indivíduo diabético, controlar o nível de glicose no sangue é, provavelmente, um dos pontos mais importantes para a manutenção de um bom estado de saúde. Constitui uma das modificações mais difíceis de enquadrar na vida de um indivíduo com diabetes, juntamente com a administração de insulina e medicação. Resumidamente, a glicose é um hidrato de carbono simples presente na corrente sanguínea através da alimentação. Um indivíduo saudável tem a capacidade de sintetizar insulina e reduzir o nível de glicose no sangue. No entanto, o diabético não tem esta capacidade, deixando o organismo num estado de hiperglicemia (2).
No contexto de controlo glicémico, o exercício físico, particularmente o treino de força, assume um papel preponderante. Através do exercício, ocorre uma absorção da glicose por parte das células do tecido muscular, diminuindo o índice glicémico no sangue. O tecido muscular é o local de maior de armazenamento de glicose no organismo. Após uma refeição, tem a capacidade de absorver 80% da glicose sanguínea (3) e posteriormente, após uma cadeia de eventos fisiológicos, converte a glicose em glicogénio muscular, utilizada como uma rápida fonte de energia para atividades físicas.
A resistência à insulina no músculo é um fator chave no desenvolvimento da diabetes tipo 2. Estudos mostram que o treino de força está associado a uma menor resistência à insulina (4), permitindo uma melhor captação da glicose. Como a captação de glicose induzida pela insulina ocorre no músculo esquelético, uma maior quantidade de tecido muscular pode estabilizar os níveis de glicose.
Referências
- Riddell MC, Turner L V, Patton SR. Is There an Optimal Time of Day for Exercise? A Commentary on When to Exercise for People Living With Type 1 or Type 2 Diabetes. Diabetes Spectr. 2023 May;36(2):146–50.
- Argyropoulou D, Geladas ND, Nomikos T, Paschalis V. Exercise and Nutrition Strategies for Combating Sarcopenia and Type 2 Diabetes Mellitus in Older Adults. J Funct Morphol Kinesiol. 2022;7(2).
- Merz KE, Thurmond DC. Role of Skeletal Muscle in Insulin Resistance and Glucose Uptake. Compr Physiol. 2020 Jul;10(3):785–809.
- Sampath Kumar A, Maiya AG, Shastry BA, Vaishali K, Ravishankar N, Hazari A, et al. Exercise and insulin resistance in type 2 diabetes mellitus: A systematic review and meta-analysis. Ann Phys Rehabil Med. 2019 Mar;62(2):98–103.