Como lidar com uma lesão no desporto


O nosso fisioterapeuta, Pedro Martins, saber que lidar com o stress de uma lesão requer resiliência física e psicológica. A recuperação de lesões desportivas geralmente concentra-se na reabilitação física, mas também é importante salientar que a parte mental e emocional devem fazer parte desse processo. 1

Os atletas reagem às lesões com uma ampla gama de emoções, que podem incluir negação, raiva, tristeza e até depressão. 2  Uma lesão geralmente parece injusta para qualquer pessoa fisicamente ativa e saudável. Embora esses sentimentos sejam reais, é importante ir um pouco mais além desta espiral negativa e encontrar estratégias para um regresso ao ativo mais forte que nunca. Em muitos casos, uma lesão pode ser uma oportunidade de mudança e assim ajudar o atleta a tornar-se mais forte, focado e dotado de capacidades físicas e psicológicas que até então não tinha.

Aqui estão algumas estratégias que pode usar quando estiver a recuperar de uma lesão:

Saiba mais sobre a sua lesão

Quanto mais sabe sobre a causa, o tratamento e a prevenção da sua lesão, menos ela irá causar medo ou ansiedade. 3  Faça as seguintes perguntas ao seu médico ou fisioterapeuta até saber exatamente o que pode fazer para recuperar de forma rápida e completa:

  • Qual é o meu diagnóstico (que tipo de lesão eu tenho)?
  • Qual o tempo esperado para a minha reabilitação?
  • Qual o objetivo dos tratamentos que estou a fazer?
  • O que devo esperar durante a reabilitação?
  • O que posso fazer em casa para ajudar neste processo?
  • Quais são os sinais de alerta?
  • Quais são as minhas opções de tratamento?

Ao compreender a lesão e saber o que esperar durante o processo de reabilitação, sentirá menos ansiedade e uma maior sensação de controlo e confiança. 3 

Aceite parte da responsabilidade da sua lesão

Isto não quer dizer que a lesão seja culpa sua. O que isto significa é que algo precisa de mudar, ou seja, o que foi feito até então provavelmente não chega. Em vez de se concentrar no que está a perder estando impossibilitado de treinar ou competir, concentre-se na reabilitação da lesão. Ao assumir a responsabilidade pelo seu processo de recuperação, com uma atitude pró-ativa, irá sentir-se mais confiante e que no final poderá significar o sucesso na recuperação. 4

Mantenha uma atitude positiva

Para recuperar rapidamente, precisa de estar comprometido com o processo de reabilitação. Encare a lesão como um desafio, sempre focado nos tratamentos, ouvindo e fazendo o que seu médico e/ou fisioterapeuta lhe aconselham. Também é muito importante o feedback que dá a cada momento para as pessoas que estão a tratá-lo perceberem o que está a sentir. Este diálogo constante pode ser a chave para o sucesso da recuperação.

Para obter o máximo da sua reabilitação diária, precisa de trabalhar muito e manter uma atitude positiva. 5 

É importante tentar manter um equilíbrio saudável entre a vida pessoal e profissional. 6  Definir pequenas metas diárias ou semanais podem ajudá-lo a permanecer motivado enquanto não é atingido o objetivo final.

Não se isole

Uma reação comum após uma lesão é isolar-se dos companheiros de equipa, treinadores e amigos. É importante manter o contacto com outras pessoas durante a recuperação. 7  Os seus colegas de equipa, amigos, família e treinador podem ouvi-lo quando precisar de desabafar, dando-lhe conselhos e o incentivo necessário.

Mantenha-se próximo de pessoas positivas. Elas irão dar-lhe o ânimo que necessita nos momentos mais difíceis deste processo.

O simples facto de saber que não precisa de enfrentar a lesão sozinho também pode ser um grande conforto. Então, não deixe o ambiente do balneário e continue a frequentar o ginásio do clube. Seja um membro ativo e sinta-se sempre inserido no grupo de trabalho.

Defina metas arrojadas, mas responsáveis

Por estar lesionado, não significa que parou de ter objetivos ou de estabelecer metas. Os seus objetivos agora devem concentrar-se na recuperação. Isso ajudará a mantê-lo motivado.

Aponte num papel os seus objetivos. Isto vai permitir ter uma perceção da sua evolução na reabilitação da lesão. Irá sentir-se mais confiante de que está realmente a melhorar.

Trabalhar em estreita colaboração com o seu fisioterapeuta ou médico é fundamental. Eles podem ajudá-lo a definir metas realistas que estejam de acordo com cada fase da sua reabilitação. 8  A maioria dos atletas tem tendência a tentar acelerar a recuperação, o que pode significar um retrocesso. É importante conhecer os seus limites em cada etapa.

Mantenha-se em forma

Dependendo do tipo de lesão que tem, pode continuar a treinar. Há várias formas alternativas para manter a capacidade cardiovascular ou a força. Fale com toda a equipa responsável pelo seu processo de recuperação para juntos estabelecerem um programa de exercícios. Se não pode correr, talvez você possa andar de bicicleta, caminhar ou nadar.

Não se esqueça da importância de ter um plano nutricional ajustado a si, tendo em conta a sua lesão e as necessidades alimentares que o processo de recuperação exige. O seu plano alimentar deverá ser diferente do que era antes da lesão acontecer.

Concluindo

Com um bom acompanhamento e atitude positiva, uma lesão pode ser superada sem virar um pesadelo. Sendo responsável, estabelecendo metas realistas e mantendo-se focado irá conseguir superar a lesão dentro dos prazos estabelecidos. Não se esqueça de consultar profissionais qualificados para um diagnóstico correto e um plano de tratamento ajustado a si e à sua lesão.

 

Fonte: https://www.verywellfit.com/the-emotional-stress-of-a-sports-injury-3120689

 

Hiperligações:

  1. Clement D, Granquist MD, Arvinen-barrow MM. Psychosocial aspects of athletic injuries as perceived by athletic trainersJ Athl Train. 2013;48(4):512-21. doi:10.4085/1062-6050-48.3.21
  2. Ivarsson A, Tranaeus U, Johnson U, Stenling A. Negative psychological responses of injury and rehabilitation adherence effects on return to play in competitive athletes: a systematic review and meta-analysisOpen Access J Sports Med. 2017;8:27-32. doi:10.2147/OAJSM.S112688
  3. Cleveland Clinic. How to Overcome Anxiety During Your Sports Injury Recovery. January 9, 2015.
  4. Muska S. NBC News. What a Physical Injury Taught Me About My Mental Health. October 23, 2017.
  5. Arvinen-barrow M, Clement D, Hamson-utley JJ, et al. Athletes’ use of mental skills during sport injury rehabilitationJ Sport Rehabil. 2015;24(2):189-97. doi:10.1123/jsr.2013-0148
  6. Dhillon H, Dhillon S, Dhillon MS. Current Concepts in Sports Injury RehabilitationIndian J Orthop. 2017;51(5):529-536. doi:10.4103/ortho.IJOrtho_226_17
  7. Brembo EA, Kapstad H, Van dulmen S, Eide H. Role of self-efficacy and social support in short-term recovery after total hip replacement: a prospective cohort studyHealth Qual Life Outcomes. 2017;15(1):68. doi:10.1186/s12955-017-0649-1
  8. Weiss WM. Association for Applied Sport Psychology. Mentally Preparing Athletes to Return to Play Following Injury.