A importância da proteção solar para a sua pele


O sol é, indiscutivelmente, fonte de energia e de vida e, por isso, com inúmeros benefícios sobre a saúde, nomeadamente na síntese da vitamina D, e a sua acção anti-depressiva, já que actua de forma positiva no nosso humor.

No entanto, a exposição solar prolongada, e sem qualquer proteção traz também consequências negativas.
A consequência imediata é o aumento do número de queimaduras solares mas, com o passar dos anos, tem-se verificado o surgimento das principais consequências, tais como o envelhecimento prematuro da pele e, sobretudo, o aumento marcado da incidência de vários tipos de cancro da pele.

É importante desfrutar do sol, mas com os devidos cuidados e protecção. Há que ter em conta que a pele é o maior órgão do nosso corpo e assim como os demais, precisa de cuidados específicos para que consigamos mantê-la saudável e radiante.

O uso do protector solar, ao longo de todo o ano, traz inúmeras vantagens para a pele:

Protege a pele
A principal função do protector solar é proteger a pele dos raios ultravioleta. Então, é fundamental o seu uso constante mesmo em dias com pouco sol.
O seu uso regular evita a queimadura solar, imediata e diminui a probabilidade de aparecimento de cancro da pele.

Hidrata
O protector solar penetra na pele e ajuda na hidratação, deixando-a com melhor aspecto e maior luminosidade.

Evita o aparecimento de manchas
As manchas cutâneas são provocadas pela constante exposição à radiação solar a que estamos expostos, o uso do protector solar diariamente, evita o aparecimento das mesmas.

Previne o envelhecimento precoce da pele
A exposição solar sem protecção acelera o fotoenvelhecimento da pele, caracterizado pelo aparecimento de manchas, pele seca, áspera, enrugada.